Uma análise sobre os números do surpreendente Girona
Resolvi investigar mais a fundo os números do líder da La Liga. Equipe com fase ofensiva digna da posição que ocupa, Porém, os dados defensivos não são muito animadores.
Visão Geral
O Girona tem números interessantes no que tange a parte ofensiva. Pode-se notar pela quantidade de gols (31 gols em 34 partidas e 2,62 pontos por partida até o momento).
Entretanto, sofreu 16 gols neste período. Esta quantidade de gols em si não deixa a desejar se comparada ao demais times da ponta da tabela. O problema é quando avaliamos os gols esperados contra (Expected Goals Against - xGA).
De acordo com o site FBRef.com, a equipe do técnico Michel é apenas a décima neste quesito. Para se ter uma ideia melhor, o Atlético de Madrid é o primeiro com 10,2 enquanto o Girona possui 16,8. A equipe do Alavés, que neste momento ocupa a 15ª posição possui 16,1.
Gostaria de salientar que a maior parte dos dados apresentados neste artigo são provenientes de técnicas de web scraping com Python.
Gols Esperados (Expected Goals)
Abaixo, você pode observar a como o Girona se situa no campeonato no que diz respeito aos gols esperados a favor e contra (Expected goals for x against).
Dados obtidos via FBRef.com
Na vertical, temos os gols esperados a favor e na horizontal, gols esperados contra.
Note que que a equipe (vermelho) produz boas chances e se situa numa posição de destaque. Porém, também permite que boas chances sejam criadas contra si.
Partida contra o Real Madrid
Tomei como referência a partida contra a equipe merengue, realizada no dia 30 de setembro pela 8ª rodada da La Liga. Girona foi derrotado por 3 a 0. Entretanto, a equipe se comportou muito bem em campo a ponto de eu entender que seria uma boa amostra por ser tratar de um rival tão qualificado.
Dito isto, abaixo segue o gráfico de gols esperados x tempo da referida partida.
Dados obtidos via Fotmob.com.
Repare que a equipe ficou no páreo contra o Real na maior parte do jogo. O problema foi que a qualidade das chances dos merengues foi muito superior de forma geral.
No início do gráfico, percebe-se duas claras chances de gol para o Girona logo nos primeiros minutos (elevações em vermelho acentudadas mais à esquerda).
A partir daí as coisas se equilibraram e o sistema defensivo do Girona apresentou suas deficiências e não suportou a pressão.
Mas que deficiências são essas, afinal?
Primeiro vamos dar uma olhadinha em como a equipe ataca segundo os dados posicionais dos passes.
Fase Ofensiva
Aqui fiz uso do excelente site FCPython.com. Lá tem uma aplicação muito bacana onde podemos, através de clique e arraste do mouse, traçar os passes da partida.
Para simplificar, tracei os passes que indicavam mudanças de fase na organização ofensiva.
Após a coleta dos dados, usei o algoritmo de machine learning K-Means para separar os passes por similaridade. Assim dividi em oito grupos de passes e calculei a média geométrica das suas respectivas origens e destinos. O resultado foi esse aí:
Esquerda, primeiro tempo. Direita, segundo tempo.
Fácil perceber que o time tende a aos flancos na 1ª fase de construção, corredor central na 2ª fase e a entrada no último terço se dá muito após uma inversão da esquerda para a direita.
Ao assistir a partida notamos que o jogo praticado é o posicional.
Neste outro gráfico, obtido via Footstats.com, calculei as medidas de centralidade e as medianas das posições dos jogadores.
As setas representam os passes, os círculos os jogadores, substituições inclusas. Registrei apenas trocas de passes superiores a 5. setas mais escuras representam maior quantidade de passes e círculos mais escuros, maior betweenness centrality.
Em palavras mais simples, betweenness centrality, no contexto do futebol, indica quantas vezes o atleta aparece numa troca de passes da equipe. No caso acima, Aleix Garcia, camisa 14 do Girona, é quem detém maior índice desta centralidade. Ou seja, Aleix se movimenta bastante, sempre é opção de passe e é meio de ligação da defesa para o ataque.
Seus dados corroboram com o bom desempenho da equipe conforme gráfico abaixo produzido com dados de Fotmob.com:
Atleta efetivo nos passes, ganho de bola no último terço adversário, não driblador e pisa pouco na área.
Agora vamos a questão defensiva.
E a Defesa?
O posicionamento é bem interessante. Quem observar as partidas vai notar isto. Mas, a equipe carece de qualidade no combate pela bola. O gráfico abaixo, via FBRef.com, nos confirma essas duas informações:
Como o Girona, após a perda da posse de bola no último terço, prefere se recompor ao invés de efetuar a pressão pós perda, foquei nos dados da região central do campo (Mid 3rd).
Nesta região (gráfico esquerdo), ao longo da liga, o somatório de roubadas de bola (tackles) e interceptações (interceptions) é baixissimo em relação às demais equipes.
Já no gráfico do lado direito, podemos observar que (agora em todo o campo) a equipe bloqueia muitos chutes e passes, o que demonstra bom posicionamento.
Outra questão é os duelos aéreos:
Pode-se dizer que o aproveitamento nos duelos aéreos da equipe precisa melhorar bastante!
Portanto, bolas levantadas na área são uma questão sensível para o Girona.
Imagens das partidas não é o propósito deste artigo, mas basta assisti-las que você vai notar uma equipe bem organizada. Então por eliminação, chego a conclusão. que estes dados nos mostram a razão da equipe permitir tantas chanches contra si.
Jogador como exemplo
Na partida contra o Real, o primeiro gol merengue veio de uma falha de marcação no flanco esquerdo da defesa. Mais precisamente do lateral-esquerdo Miguel Gutierrez.
Mas a questão aqui não é difamar o atleta, e sim, mostrar que o mesmo pode estar sendo utilizado de forma equivocada.
Observe os dados do jogador no gráfico abaixo:
Excelentes números no que diz respeito ao ataque. Entretanto, seus números defensivos não são bons. Tem bom duelo aéreo, verdade. Porém, os outros quesitos não impressionam.
Os dados posicionais apresentados num gráfico acima mostram sua posição bem avançada, o que corrobora com que foi dito anteriormente.
O atleta foi titular em 12 das 13 partidas disputadas até então.
Conclusão
Em suma, o Girona é uma equipe muito bem postada em campo, com propostas ofensivas bastante interessantes e com questões próximas de urgente na parte defensiva.
A equipe, apesar da excelente campanha, ainda não venceu adversários da ponta da tabela (empate contra a Real Sociedad e derrota para o Real Madrid).
Acredito que as razões são essas explícitas neste artigo.
Seu próximo adversário é o Athletic Club, equipe da parte de cima da tabela. Vamos ver como será a performance da equipe de Michel.
Muito mais poderia ser dito aqui, tal como possíveis substituições e esquemas diferentes. Mas, quis proporcionar uma leitura leve e não demorada para você.
Espero que tenha gostado.
Muito obrigado!











